Ciência e investigação terão aposta reorientada e reforço orçamental
Após ter-se reunido com as associações e estruturas académicas do ensino superior, Manuel Heitor confirmou que o reforço ao financiamento da investigação, “dentro da contenção orçamental” necessária, traduz um aumento do número de bolsas a atribuir. “É essa a orientação”, sublinhou.
O ministro adiantou ainda que a política do Governo para o sector corresponde a uma orientação integrada, reorientando prioridades. “Mais do que o reforço da dotação orçamental global, porque temos uma contenção orçamental grande, é sobretudo uma reorientação clara no reforço explícito à formação avançada e aos recursos humanos”, afirmou.
O titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo socialista tem vindo a cumprir uma intensa agenda de encontros com o objetivo de reconstruir uma relação de confiança com os representantes do sector, tendo-se já reunido anteriormente com o conselho coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e com o conselho de Reitores das Universidades Portuguesas.