Centeno vai presidir também ao Conselho de Governadores do MEE
Em comunicado, o MEE, com sede no Luxemburgo, anunciou que o Conselho de Governadores, constituído pelos ministros das Finanças da zona euro, elegeu hoje para seu presidente Mário Centeno, que sucederá também no cargo ao holandês Jeroen Dijsselbloem, à imagem do que sucede na liderança do Eurogrupo.
“Sinto-me honrado por os meus colegas me confiarem este posto. Trabalharei de perto com eles no Conselho de Governadores do MEE para formar os consensos necessários para a construção de uma União Monetária mais forte, na qual o MEE tem de continuar a desempenhar um papel-chave”, afirmou o ministro português, em referência à sua eleição, deixando ainda um agradecimento ao seu antecessor, “pela sua liderança no Conselho de Governadores durante tempos difíceis”.
Os participantes no capital do MEE são os Estados-membros da zona euro, dispondo a instituição de um Conselho de Governadores, constituído pelos respetivos ministros das finanças.
As decisões mais importantes, designadamente as relativas a concessão de assistência financeira aos Estados-membros, são tomadas de comum acordo pelo Conselho de Governadores, a que Mário Centeno irá presidir.