home

Cegueira ideológica do Governo está a destruir a Ciência em Portugal

Cegueira ideológica do Governo está a destruir a Ciência em Portugal

O deputado Carlos Zorrinho criticou o “inverno científico” que Portugal está a viver com o desinvestimento na Ciência e Educação.

Na sessão plenária desta quinta-feira na Assembleia da República, Carlos Zorrinho relembrou o investimento dos últimos quinze anos na Ciência em Portugal e deixou um alerta: “Tocou o alarme na ciência em Portugal. Temos que contrapor à cegueira ideológica como escolha, a lucidez de quem tem uma visão e um desígnio para este país”. O deputado socialista salientou que o desinvestimento deste Governo levou à destruição de um património incomensurável e a uma regressão de 15 anos. “O desinvestimento que este governo está a fazer no Ensino Superior e no Sistema Tecnológico e Científico tem um efeito imediato na vida de muitos jovens qualificados que se veem forçados a deixar o seu País, mas demorará algum tempo a matar a dinâmica científica que conseguimos gerar”.

Perante a redução de bolsas de investigação e os cortes no investimento na Educação e Ciência, o Partido Socialista requereu a presença do ministro da Educação na Assembleia da República. “Estes episódios rocambolescos e o ataque brutal e sem precedentes à Ciência em Portugal exige do Sr. ministro da Educação explicações muito urgentes neste Parlamento”, disse Carlos Zorrinho.