home

Carlos Zorrinho e Francisco Assis questionam Mogherini sobre implementação do acordo de paz na Colômbia

Carlos Zorrinho e Francisco Assis questionam Mogherini sobre implementação do acordo de paz na Colômbia

Os eurodeputados Carlos Zorrinho e Francisco Assis dirigiram hoje à vice-presidente da Comissão Europeia Frederica Mogherini, responsável pelas relações exteriores da União Europeia, uma pergunta escrita sobre a implementação do acordo de paz na Colômbia.

Para os eurodeputados socialistas, “o acompanhamento da implementação do acordo de paz através de um mecanismo eficaz é fundamental para garantir o impacto do acompanhamento da UE sobre a paz na Colômbia”, razão pela qual colocaram concretamente as seguintes questões: “ A UE já possui este mecanismo de monitorização? Qual será o seu modo de operação e o envolvimento da União Europeia nele? Se ainda não está operacional, para quando espera a UE que esta monitorização comece?”.

Na pergunta enviada à Alta Representante da UE para Política Externa e Segurança, os deputados socialistas ao Parlamento Europeu relembram que após o primeiro ano de implementação do Acordo de Paz assinado pelo governo colombiano e as FARC a 24 de novembro de 2016, “a UE aprovou quatro projetos de desenvolvimento económico local, meio ambiente, planeamento territorial, desenvolvimento social e cultura da paz na Colômbia”, com um investimento que corresponde a 11 dos 95 milhões de euros previstos no Fundo Fiduciário