home

Carlos Zorrinho destaca resultados do Plano Tecnológico Nacional

Carlos Zorrinho destaca resultados do Plano Tecnológico Nacional

O coordenador do Plano Tecnológico Nacional, Carlos Zorrinho, destacou, em entrevista à agência Lusa, os resultados conseguidos em quatro anos no domínio do conhecimento, considerando que “o Plano Tecnológico, que era inicialmente uma agenda do Governo, transformou-se numa agenda da sociedade portuguesa”.

Zorrinho destacou o facto de já quase 800 mil portugueses terem voltado à escola com o programa Novas Oportunidades e, por outro lado, o facto de se apostar actualmente numa escola “que, do ponto de vista tecnológico, está preparada para o século XXI. Uma escola mais equipada do ponto de vista tecnológico, com os alunos a terem acesso a um computador portátil, o que lhes permite ter um tipo de educação e formação adequada aos desafios de hoje em casa e na escola”.

Foram também distribuídos quase um milhão de computadores no âmbito dos programas e.Escolas e e.Escolinhas a estudantes, docentes e trabalhadores em formação profissional.

O número de inscritos no programa de qualificação de competências Novas Oportunidades, lançado pelo Governo em 2005, chegou a 772.521 pessoas até Junho. Foram requalificadas ou certificadas competências de mais de 200.000 portugueses, numa dinâmica apoiada na acção de cerca de 500 Centros Novas Oportunidades.

A tendência decrescente na admissão de alunos ao ensino superior e a entrada de alunos com mais de 23 anos (pela via das provas especiais de acesso), foi invertida, passando de 551, em 2005, para 11.773, em 2008. Por outro lado reduziu-se em cerca de 30 por cento o abandono precoce da escolaridade no ensino básico e secundário.

Estão já em execução plena as 176 medidas do Plano Tecnológico, o que, segundo  Carlos Zorrinho, terá contribuído para “uma viragem do perfil competitivo” da economia portuguesa. “A inversão da balança tecnológica, que foi positiva consecutivamente em 2007 e 2008, é um sinal dessa viragem”, concluiu o responsável. O Relatório de Execução do Plano Tecnológico é hoje apresentado na reunião do Conselho Consultivo.