home

Carlos Zorrinho defende um novo ciclo político com novos protagonistas

Carlos Zorrinho defende um novo ciclo político com novos protagonistas

O líder parlamentar do PS defendeu hoje um novo ciclo político sem “velhos políticos”, com novas ideias e novos protagonistas, num discurso em que acusou o Governo de estar fora de validade e de ser “bafiento”.

Carlos Zorrinho falou em Oeiras, na abertura das Jornadas Parlamentares do PS, que terminam na sexta-feira em Sintra.

“É tempo de um novo ciclo, não de um novo ciclo com os velhos políticos que promoveram ou se subjugaram ao empobrecimento imposto ao nosso povo”, declarou o líder da bancada parlamentar do PS.

Carlos Zorrinho, sustentou que Portugal precisa de “um novo ciclo com novas ideias, com novos protagonistas, com nova ambição, com nova ousadia e com novas políticas”.

“Vivemos dois anos de mau governo e de falhanço brutal do primeiro-ministro e das suas escolhas. Temos hoje um Governo fora de validade, bafiento, escondido, azedo e em risco de provocar um apodrecimento institucional”, advertiu o presidente do Grupo Parlamentar do PS.

Na sua intervenção, o líder da bancada socialista fez também duras críticas a instituições como a Comissão Europeia, cujo comportamento admitiu que até poderia “constituir um fator de desresponsabilização” do Governo português.

Poderia, segundo Zorrinho, “não se desse o caso de o Governo português ser também um dos entusiastas da austeridade ao ponto de ter adotado o memorando da troika como seu programa de Governo e de o ter tornado mais austero e flagelador a cada atualização”.

“Cada um tem o seu fetiche na vida e Pedro Passos Coelho gostaria de ser uma cópia da chancelarina [germânica] Merkel, mas, infelizmente para nós, é apenas uma miniatura, sem peso no plano europeu e abrasivo no plano nacional”, acrescentou.