Carlos César manifestou-se “muito feliz pela vitória” obtida por José Maria Neves, realçando ser o resultado merecido “pelo empenhamento de sempre na defesa do povo e no desenvolvimento de Cabo Verde”.
O presidente dos socialistas portugueses foi uma das personalidades que contribuiu com um depoimento para um livro publicado em agosto passado, da autoria de José Sousa Dias, intitulado ‘José Maria Neves, por Cabo Verde’. Na publicação, Carlos César realça as qualidades do presidente agora eleito, como “político determinado, associando sensibilidade à experiência, inteligência e prestígio” e salientando tratar-se de “um estadista do qual Cabo Verde se pode orgulhar e não deve prescindir”.
António Costa felicita José Maria Neves e enaltece democracia cabo-verdiana
O primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, felicitou também, “com amizade”, José Maria Neves, numa mensagem em que enalteceu a democracia cabo-verdiana.
“Felicito com amizade José Maria Neves pela eleição à primeira volta nas presidenciais de Cabo Verde, em mais uma demonstração da estabilidade e força da democracia cabo-verdiana, fruto da transparência e credibilidade do seu sistema político”, escreveu António Costa.
Apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), do qual foi líder, José Maria Neves, professor universitário e antigo primeiro-ministro cabo-verdiano, de 61 anos, foi eleito no domingo, à primeira volta, o quinto Presidente da República de Cabo Verde.