home

Capoulas Santos quer que Bruxelas adote medidas contra crise no sector leiteiro

Capoulas Santos quer que Bruxelas adote medidas contra crise no sector leiteiro

O eurodeputado Capoulas Santos instou a Comissão Europeia a adotar medidas urgentes ao nível comunitário para fazer face à crise no sector leiteiro, avisando que muitas explorações correm o risco de ter de encerrar “a muito curto prazo”.

O eurodeputado socialista, numa interpelação escrita enviada esta semana ao executivo comunitário, questiona a Comissão sobre as ações que pretende tomar, sustentando que as decisões políticas “não podem permanecer indiferentes” à situação no sector, particularmente grave em Portugal.

Lembrando que os produtores de leite têm vindo a sofrer o esmagamento das suas margens de lucro, tendo em conta o “efeito conjugado da baixa dos preços pagos à produção e do aumento do custo das matérias-primas para a alimentação dos animais”, Capoulas Santos revela que “o preço pago aos produtores mal cobre os custos com a alimentação animal”, estimando que cerca de 80 por cento das receitas por exploração correspondem ao custo com a alimentação animal.

Assim, o eurodeputado defende uma adequada regulação do mercado do leite para que seja possível “garantir preços à produção minimamente remuneradores”, admitindo ser necessário prever derrogações à lei da concorrência, de forma a ter em conta a especificidade da atividade agrícola, tal como reconhecida nos termos da legislação comunitária.

“Muitos produtores estão desesperados, como tive oportunidade de confirmar pessoalmente há poucos dias no meu país. A não serem urgentemente adotadas medidas, muitas explorações fecharão as portas a muito curto prazo”, adverte.