Candidaturas até 21 de dezembro
Instituído em 1998, o Prémio Fundação Mário Soares é atribuído anualmente, com um valor monetário de 5 mil euros, e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados no âmbito da História de Portugal do século XX. Desde a edição de 2011, a iniciativa conta com a parceria da Fundação EDP.
Os trabalhos concorrentes à 21ª edição do Prémio devem ser apresentados nos termos previstos no Regulamento e entregues na Sede da Fundação Mário Soares, sita na Rua de S. Bento, 176, em Lisboa, ou remetidos sob registo postal até 21 de dezembro de 2018.
A edição de 2018 distinguiu três trabalhos, com Menções Honrosas, atribuídas à dissertação de Doutoramento em Geografia e Planeamento Territorial “Políticas sociais de habitação (1820-2015): espaço e tempo no concelho de Lisboa”, da autoria de Gonçalo Manuel Ferreira dos Santos Antunes, apresentada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; à dissertação de Doutoramento em Pós-Colonialismos e Cidadania Global “Espetros de Batepá: Memórias do Massacre de 1953 em São Tomé e Príncipe”, da autoria de Maria Inês Martins Birrento do Nascimento Rodrigues, apresentada na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; e à dissertação de Doutoramento em Estudos Africanos “The plateau of trials: modern ethnicity in Angola”, da autoria de Vasco Miguel Nóbrega Soares Martins, apresentada no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.
Saiba mais em www.fmsoares.pt