home

Campanha ‘desta vez eu voto’ levou mensagem aos cidadãos com deficiência

Campanha ‘desta vez eu voto’ levou mensagem aos cidadãos com deficiência

A campanha institucional de informação e divulgação para as eleições europeias – ‘destavezeuvoto.eu’ - encerrou no passado fim de semana, com uma ação na praia de Carcavelos dedicada às pessoas com deficiência.
Campanha ‘desta vez eu voto’ levou mensagem aos cidadãos com deficiência

A campanha, que tem por objetivo combater a abstenção e sensibilizar as pessoas para a importância do escrutínio europeu, tinha sido iniciada a 8 de setembro de 2018, dia em que foi lançada a plataforma www.destavezeuvoto.eu, na qual milhares de cidadãos portugueses e europeus se inscreveram ‘online’, criando uma rede de multiplicadores de informação sobre as eleições europeias em toda a União Europeia.

Nesse mesmo mês, várias dezenas de pessoas com deficiência puderam desfrutar de uma experiência de surf adaptado, iniciativa que foi agora replicada, aliando o lado pedagógico do desporto ao reforço da sensibilização para a importância do voto e das políticas europeias.

A secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, associou-se à iniciativa, destacando que é importante passar a mensagem, tendo em conta o impacto que as políticas europeias têm tido relativamente aos temas que interessam às pessoas com deficiência.

Voto em ‘braille’

Ana Sofia Antunes adiantou ainda que a 26 de maio Portugal terá pela primeira vez a vigorar o voto em ‘braille’, uma solução definitivamente prevista nas leis eleitorais portuguesas.

“As pessoas cegas vão poder votar numa matriz em ‘braille’ de forma autónoma e no dia 26 vamos também ter uma versão piloto, um teste de voto eletrónico que vai funcionar no concelho de Évora. Esta solução, não sendo apenas para pessoas com deficiência, ajuda muitas pessoas com deficiência a poder votar”, frisou.

Assembleias de voto acessíveis para todos

A governante destacou também a importância de existir, já nestas eleições, a preocupação de as assembleias de voto poderem ser acessíveis a todos.

“É um alerta que procuramos fazer e que aqui reforço. Coloquem-se no lado do outro, pensem que toda a gente tem direito à sua dignidade e autonomia no exercício do direito de voto”, apelou, explicando que a decisão onde devem ser instaladas as assembleias de voto cabe às autarquias e às juntas de freguesia e que o Governo tem feito um trabalho de sensibilização para difundir algumas regras que devem ser cumpridas no momento da escolha dos locais.

“Sabemos que há resistência em alguns pontos por haver um hábito de as pessoas se dirigirem a determinados locais, mas há sempre um sítio alternativo e mais acessível”, frisou.

No âmbito da campanha institucional para as europeias, a plataforma www.destavezeuvoto.eu registou a inscrição de mais de 265 mil pessoas em toda a União Europeia, das quais 12 mil em Portugal. Ao longo dos oito meses em que decorreu, foram desenvolvidas diversas ações de divulgação, envolvendo mais de 23 mil voluntários em toda a Europa, entre os quais 1.300 em Portugal.