home

Câmara de Odivelas é exemplo de sucesso na integração de imigrantes

Câmara de Odivelas é exemplo de sucesso na integração de imigrantes

José Sócrates considerou, num comício no Jardim da Música de Odivelas, que a Câmara de Odivelas foi nos últimos quatro anos um exemplo de correcta integração social das comunidades imigrantes e de acção ao serviço da educação pública, sublinhando que a aspiração de um país desenvolvido, é que “todos os imigrantes tenham condições para serem bons cidadãos”.

O secretário-geral do PS elogiou a presidente da Câmara de Odivelas, Susana Amador, que se recandidata ao cargo, dizendo que foi “um exemplo de solidariedade” ao serviço da autarquia: “Susana Amador governou sempre a Câmara com sentido de integração e quero homenagear esse esforço, porque esse esforço aqui em Odivelas fica como um bom exemplo de integração social. Em particular, destaco tudo aquilo que Susana Amador fez para integrar correctamente todos os imigrantes”.

O líder dos socialistas elogiou também o trabalho autárquico de Susana Amador “para melhorar o sistema público de ensino, em especial ao nível do Ensino Básico”, mas também no campo da atracção de novos investimentos para este concelho.

José Sócrates lembrou ainda as medidas tomadas pelo seu Governo, na última legislatura, para a integração dos imigrantes: “Portugal é um país que acolhe bem os seus imigrantes e que se orgulha deles, porque tem consciência do contributo que deram para o desenvolvimento. Por isso, demos novos direitos, mas a verdade é que o contributo das câmaras é indispensável”, concluiu.

Já Susana Amador advertiu que o voto na CDU representa “o regresso ao passado” e que a opção pela coligação PSD/CDS-PP “é um voto no precipício”, lembrando que no seu concelho “mais 28 400 pessoas disseram que sim a José Sócrates”.

“No próximo domingo, não podemos escolher voltar atrás, ao passado. Foram 20 anos de gestão comunista que nada fez. Não havia refeitórios nas escolas, nem equipamentos sociais ou culturais”, acusou a candidata socialista, considerando que também  a coligação PSD/CDS-PP “não tem ideias, nem projecto ou programa”, sendo “um vazio” em termos políticos.

A candidata apelou à participação dos eleitores nas eleições autárquicas de domingo “em defesa de um Poder Local de confiança e moderna”: “nos últimos quatro anos, este Poder Local fez três novas escolas, 26 salas de aula, num momento em que “estão três centros escolares em obra”.

Susana Amador sublinhou ainda que a sua equipa camarária “deu casa a quem mais precisava”: “foram demolidas 350 barracas e foram 1100 pessoas realojadas. Temos muito orgulho no que fizemos e não admitimos que o nosso adversário, o PSD, diga mal da política social de habitação”.