home

“Cada vez se adensam mais dúvidas sobre processo da TAP”

“Cada vez se adensam mais dúvidas sobre processo da TAP”

António José Seguro considerou que cada vez mais se adensam as dúvidas sobre a transparência do processo de privatização da TAP e exigiu conhecer o contrato de concessão da ANA.

“Tenho exigido desde o princípio que haja regras claras e que o processo [de privatização da TAP] seja completamente transparente, mas isso não tem existido. Pelo contrário, cada vez se adensam mais dúvidas sobre este processo da TAP”, asseverou.

O secretário-geral do PS exigiu saber o motivo que levou o Governo a não legislar até agora, “como era sua obrigação”, sobre a salvaguarda dos interesses estratégicos nacionais, depois de no ano passado ter sido aprovada uma alteração à lei das privatizações.

“Desconhecem-se os pareceres de entidades como o Conselho de Administração da TAP ou o conselho de supervisão, isto enquanto a comissão especializada de acompanhamento foi nomeada e começou a funcionar há muito pouco tempo. Estamos perante um processo da maior relevância”, sublinhou.

O líder socialista defendeu, ainda, que privatizações de empresas estratégicas devem ser alvo de concurso público internacional, “porque deve haver toda a transparência e clareza”.

Neste contexto, o secretário-geral do PS referiu que a ANA foi recentemente objeto de um contrato de concessão: “Mas alguém conhece o contrato de concessão? Alguém sabe qual o montante máximo que é permitido ao futuro comprador da ANA aumentar as taxas aeroportuárias? Se o futuro comprador as aumentar muito, isso terá efeitos muito negativos no turismo e na sua competitividade”.