home

Bandeira arco-íris hasteada em São Bento assinalou Dia Contra a Homofobia

Bandeira arco-íris hasteada em São Bento assinalou Dia Contra a Homofobia

O primeiro-ministro, António Costa, hasteou ontem a bandeira arco-íris na residência oficial em São Bento, um ato simbólico que se destinou a assinalar o Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia (IDAHOT), afirmando “um Portugal mais igual”.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Este ato simbólico foi mostrado na conta oficial de António Costa na rede social Instagram, através da publicação de uma “story” e de quatro fotografias, com a bandeira arco-íris a surgir ao lado da bandeira da União Europeia e das nacionais.

“Hasteei a bandeira arco-íris na residência oficial para assinalar o compromisso por um Portugal mais igual, onde todas e todos são respeitados e onde só não há lugar para o ódio e discriminação”, assinalou António Costa, em mensagem publicada nas redes sociais.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia foi também assinalado pelo município de Lisboa, com idêntico gesto por parte do presidente da autarquia, Fernando Medina, nos Paços do Concelho, ato com o qual pretendeu simbolizar “o reconhecimento da diversidade humana, o apoio à igualdade e à visibilidade”.

Criado em 2004, o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia celebra-se anualmente a 17 de maio e pretende valorizar a igualdade entre as pessoas independentemente da sua orientação sexual, efetivando os valores dos Direitos Humanos, de respeito pelo outro e inclusão, neste caso, em relação à comunidade das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero e intersexo (LGBTI).

ARTIGOS RELACIONADOS