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Balcão Único do Emprego traz vantagens a utentes e melhores serviços

Balcão Único do Emprego traz vantagens a utentes e melhores serviços

Tratar de forma integrada todas as questões relacionadas com o emprego e com a formação profissional, facilitando a vida das pessoas e contribuindo para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos de emprego.
Balcão Único do Emprego traz vantagens a utentes e melhores serviços

Este é o objetivo do Balcão Único do Emprego, medida do Simplex +, ontem apresentado em Lisboa, com a presença do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, e da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.

“Facilmente podemos focar-nos em coisas mais simples, como entregar um requerimento para ter um subsídio de desemprego” sem a exigência de uma deslocação física aos serviços, bastando submeter o pedido ‘online’, exemplificou o ministro da tutela,

Esta é “uma funcionalidade muito importante porque através desta ligação entre o Instituto do Emprego e a Segurança Social, a pessoa tem a possibilidade de prescindir de uma mobilidade forçada”, acrescentou.

O Balcão único do Emprego é um projeto que surge no âmbito do programa Simplex +, sendo o primeiro desenvolvido em colaboração com o Labx, o Laboratório de Experimentação da Administração Pública.

Vieira da Silva destacou ainda que esta iniciativa traz “todas as vantagens de poder, através destas plataformas, enviar certidões”, permitindo que estas circulem em rede, o que “facilita a vida das pessoas” e também “facilita muito” os serviços públicos de emprego, podendo assim dirigir mais recursos para tarefas mais eficazes, como o acompanhamento direto de empresas que são grandes empregadores ou dos desempregados de longa duração.

Serviços inovadores

Entre as melhorias e inovações trazidas pelo Balcão Único do Emprego, destaca-se o novo portal do Serviço Público de Emprego (iefponline), que introduz novas funcionalidades e reúne numa única plataforma ofertas de emprego, de estágio e de formação profissional. Com um interface diferenciado em função do tipo de utilizador permite a pesquisa e inscrição em ofertas de formação profissional, a pesquisa e candidatura a ofertas de estágios, oferece um sistema de notificações eletrónicas, bem como o requerimento do subsídio de desemprego e o agendamento prévio de atendimento presencial.

Também se destaca a criação do Gestor +, disponibilizando um técnico responsável pela intermediação com empresas com grandes volumes de contratação, num trabalho de proximidade e de cooperação na procura de respostas de recrutamento e formação adaptadas às necessidades. A intervenção do Gestor + contribuirá para robustecer as relações do IEFP com as entidades empregadoras, fundamentando-as na eficiência, eficácia, adaptabilidade e qualidade do serviço prestado.

O Balcão Único do Emprego introduz ainda um aumento da eficiência na cooperação e articulação com outros serviços da Administração Pública, beneficiando cidadãos e empresas. Neste âmbito, destaca-se a articulação com a Agência para a Modernização Administrativa, com a introdução do iefponline em todos os Espaços do Cidadão.