home

Autárquicas são "clarificação e progresso" da vitória nas legislativas

Autárquicas são "clarificação e progresso" da vitória nas legislativas

Mário Soares analisou, à margem da Conferência Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, em Paris,  os resultados das eleições autárquicas, que classificou como “uma clarificação e um progresso” da vitória socialista das legislativas.

“Evidentemente, acho que foi um resultado muito bom para o PS porque ninguém esperaria que o partido fizesse uma recuperação tão grande em votos em freguesias e em número de câmaras, como fez”, afirmou o histórico socialista à agência Lusa, salientando que “as mudanças são muito importantes, pois o PSD diminuiu muito e não diminuiu muito mais porque fez alianças com o CDS-PP”.

Mário Soares citou o comentador Miguel Sousa Tavares, “que disse que parece que os portugueses estavam zangados com o PS nas eleições europeias mas depois acharam que foi demais a votação contra o partido e agora, nas autárquicas, quiseram corrigir o tiro”. Afinal, “neste momento de crise internacional e global, ninguém se mostrou mais capaz de a combater do que o primeiro-ministro José Sócrates”, considerou Mário Soares, acrescentando que o secretário-geral socialista “tem mostrado paciência e maturidade e dado uma lição de que aprendeu nos quatro anos de governo”.

O histórico socialista considerou que José Sócrates “não vai ter dificuldade” em formar governo e avançar na nova legislatura: “é um grande risco para os partidos deitar abaixo o governo. O Orçamento Geral do Estado pode passar, mesmo com abstenções. Há muitas maneiras de fazer as coisas”, notou Mário Soares, concluindo que “todos têm interesse em dar estabilidade ao Governo”.