home

Autárquicas: PS entende que não se pode prejudicar o acesso à informação dos cidadãos …

Autárquicas: PS entende que não se pode prejudicar o acesso à informação dos cidadãos …

O PS, pela voz do dirigente Miguel Laranjeiro, defendeu hoje que as decisões da Comissão Nacional de Eleições (CNE) sobre a cobertura de campanhas eleitorais “têm prejudicado” o acesso à informação.

Para o dirigente socialista “as posições e as decisões da CNE têm prejudicado o acesso à informação. Era importante que houvesse debates e cobertura noticiosa. Nesse sentido, os eleitores ficam penalizados, o que temos que lamentar”.  O PS “não compreende porque é que a RTP, enquanto estação de serviço público, não faz debates, quando uma outra estação (o Porto Canal) e a rádio pública (Antena1) o fazem”.

“A RTP tem obrigações específicas de serviço público que deveria cumprir, passando também pela possibilidade dos debates”, afirmou Miguel Laranjeiro. Quanto ao acompanhamento das campanhas, Miguel Laranjeiro sublinha que “o esclarecimento e a apresentação das propostas são absolutamente essenciais para uma decisão o mais esclarecida possível dos eleitores”. Relativamente a alterações à lei eleitoral,  o PS admite alterar “se for necessário para dar uma cobertura noticiosa adequada, embora “não é este agora o momento” para tal acontecer. No entanto, o partido admite “que deva ser equacionada após o período eleitoral”.