Pedro Nuno Santos, que falava após uma reunião institucional de apresentação de cumprimentos ao presidente da Assembleia da República, estando acompanhado por João Torres, diretor de campanha do Partido Socialista, e pela deputada do PS Alexandra Leitão, defendeu que é necessário “continuar a trabalhar na aproximação da Assembleia da República com o povo português”, vincando que é a partir do Parlamento que se constrói uma solução de Governo.
Para o Secretário-Geral do PS, “Augusto Santos Silva foi um excelente presidente da Assembleia da República, que trouxe a esta casa a autoridade necessária para assegurar que a Assembleia da República faz não só bem o seu trabalho, mas funciona com urbanidade e com respeito pela lei e por todos os portugueses”.
“Augusto Santos Silva deixa uma boa memória daquilo que foram estes dois anos”, garantiu.
Questionado sobre a manifestação das forças de segurança, Pedro Nuno Santos asseverou que “são o elemento central na segurança coletiva do povo português e no funcionamento do Estado de direito democrático em que vivemos”.
Os socialistas levam “a sério o descontentamento das forças de segurança”, afiançou o líder do PS, que recordou o que foi feito pelo atual Governo nesta matéria: “Houve um reforço do investimento nas forças de segurança nos últimos anos, houve aumentos salariais, haverá aumentos salariais em 2024, há mesmo um compromisso de, até 2026, haver um aumento médio de 20% nos salários das nossas forças de segurança. Esse compromisso é para cumprir e nós queremos dar mesmo um novo impulso, porque é para nós muito importante que os polícias e os guardas da GNR se sintam respeitados e valorizados”.
Reafirmando que o Partido Socialista fará tudo o que estiver ao seu alcance “para que quem se dedica à segurança do nosso povo se sinta valorizado”, Pedro Nuno Santos sinalizou que “não é por acaso que Portugal é dos países mais seguros do mundo”.
“As forças de segurança contribuem de forma decisiva para que Portugal seja dos países mais seguros do mundo”, apontou o secretário-geral do Partido Socialista.