A sessão contou com a presença de Pedro Silva Pereira, presidente da Fundação Res Publica, Edite Estrela, presidente do Conselho de Fundadores e presidente do Júri do Prémio, José António Vieira da Silva, diretor executivo da Fundação Res Publica, Maria Luís Pinto, professora associada na Universidade de Aveiro, e Teresa Ferreira Rodrigues, vencedora do 1º Prémio, que apresentou o seu ensaio ‘Parece que já sabemos tudo. Portugal 2040. Menos é mais’.
Durante a iniciativa a presidente do júri, Edite Estrela teve ainda a oportunidade de felicitar e entregar os diplomas aos restantes vencedores:
2º Prémio – Pedro Góis, com o ensaio ‘A erosão do nacionalismo populacional no século XXI: Portugal contemporâneo como exemplo de uma moderna abordagem demográfica’;
3º Prémio – Francesco Maniglio, com o ensaio ‘Diferenciar e discriminar? Migração internacional e Fronteiras Cognitivas em sociedades que estão a envelhecer’;
Menção Honrosa – Maribel Fernández Agudelo com o ensaio ‘Quando o mar é mais seguro do que a terra: Desafios da migração de crianças e adolescentes desacompanhados’.
No final na sessão, o diretor executivo da Fundação Res Publica, José António Vieira da Silva, fez a apresentação da edição 2021 dos prémios, que será subordinada ao tema “Impacto do crescimento da extrema-direita na sociedade contemporânea”.
A Fundação Res Publica congratula todos os vencedores e agradece a todos os participantes desta edição, contando com todos para a nova edição em 2021.