Assis e Zorrinho na direcção das delegações europeias do Mercosul e relações com o Brasil
Francisco Assis vai assumir a presidência da delegação do Parlamento Europeu para o MercoSul, organismo de ligação entre a União Europeia e o Brasil, Paraguai, Argentina, Venezuela, Bolívia e Uruguai e Carlos Zorrinho a vice-presidência da delegação responsável pelas relações directas com o Brasil.
A formalização dos nomes vai ocorrer durante a sessão plenária do Parlamento Europeu que decorrerá, em Estrasburgo, a partir de amanhã.
Estas delegações são responsáveis pela ligação, reforço e aproximação de relações económicas, sociais e políticas entre os países parceiros.
Recorde-se que Pedro Silva Pereira, eurodeputado do Partido Socialista, assume a vice-presidência da comissão dos Assuntos Constitucionais do Parlamento Europeu e tem responsabilidades nas comissões do Desenvolvimento e do Comércio Internacional.
Francisco Assis pertence à Comissão dos Assuntos Externos, Maria João Rodrigues à do Emprego e dos Assuntos Sociais, Elisa Ferreira à dos Assuntos Económicos e Monetários, Ricardo Serrão Santos à das Pescas e Ana Gomes à Comissão de Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos.
Liliana Rodrigues foi eleita para as Comissões de Desenvolvimento Regional e dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros
Na Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia, Carlos Zorrinho é o único representante português.
A sub-comissão dos Direitos do Homem tem como efectivo Francisco Assis, e a da Segurança e da Defesa a eurodeputada Ana Gomes.
Os eurodeputados socialistas são ainda membros suplentes em mais 7 comissões, Francisco Assis, no Desenvolvimento, Maria João Rodrigues, no Emprego, Carlos Zorrinho, no Ambiente, Elisa Ferreira, no Mercado Interno, Ricardo Serrão Santos, na Agricultura, Ana Gomes, nos Assuntos Externos e Liliana Rodrigues, na Educação e Cultura.