home

Assinado requerimento que exige informações sobre rendas na energia

Assinado requerimento que exige informações sobre rendas na energia

António José Seguro assinou um requerimento a exigir ao primeiro-ministro informação detalhada sobre rendas excessivas no sector energético, designadamente sobre poupança atingida por operador e por ano.

De acordo com o secretário-geral do PS, “passados sete meses após o compromisso assumido” por Pedro Passos Coelho no sentido de dar informações sobre rendas excessivas, “o Governo continua a não divulgar a distribuição de poupança que afirma ter existido”, cerca de 1,8 milhões de euros.

“Ao contrário do que o primeiro-ministro afirmou no debate quinzenal [hoje], a informação detalhada relevante não é do conhecimento público. O que é do conhecimento público é o valor global que o Governo diz prever poupar até 2030”, refere no seu requerimento.

Segundo António José Seguro, “importa conhecer qual foi e será, detalhadamente, a distribuição dessa poupança, quanto é que cada um dos operadores deixará de receber para a atingir e que quantias não recebidas agora serão compensadas com o prolongamento dos prazos no pagamento das rendas”.

“Foi este o compromisso que o primeiro-ministro assumiu e não cumpriu”, defende.

O líder socialista questiona, ainda, qual a previsão fundamentada do Governo “sobre o impacto” nas tarifas resultante da poupança em rendas no setor da energia, assim como a “explicitação da forma de controlo desse impacto no quadro do mercado liberalizado”.