home

“As questões de actualidade política mundial mais importantes”

“As questões de actualidade política mundial mais importantes”

José Sócrates elegeu, na sessão de encerramento da XIX Cimeira Ibero-Americana, a reforma das instituições financeiras, o empenho no combate às alterações climáticas e a inovação e conhecimento como os três tópicos políticos mais importantes do encontro: “estas são simultaneamente as questões de actualidade política mundial mais importantes”.

Ver vídeo…

O primeiro-ministro português manifestou o seu desejo de que os documentos assinados na reunião reflictam a preocupação com a reforma das instituições financeiras: “julgo da maior importância que nos nossos documentos afirmemos a nossa vontade de querer contribuir para essa reforma, para que essa reforma não fique a meio e para que as instituições possam elas próprias oferecer mais confiança, mais segurança ao mundo”.

Para José Sócrates, a Cimeira terminou com “orientações bem claras” para as políticas públicas em torno dos eixos da inovação e do conhecimento, o tema formal da reunião do Estoril. “É por isso que vejo com particular satisfação o nosso plano de acção, que visa um programa de investigação aplicada e de inovação tecnológica; um plano de acção de incentivo à sociedade de informação e ao direito de todos terem direito às tecnologias de informação e comunicação”, salientou.

O primeiro-ministro destacou ainda “o empenho de todos os países para que a cimeira de Copenhaga possa ser um sucesso. Todos os discursos que ouvimos de todas as delegações afirmaram o seu empenhamento na construção de um acordo mundial que tenha uma dupla vertente: por um lado que construa metas ambiciosas, exequíveis e vinculativas que vinculem todos e que todos possam contribuir para essas metas”.