home

“As palavras e as imagens” – Sessão evocativa de Mário Soares

“As palavras e as imagens” – Sessão evocativa de Mário Soares

O Secretário-Geral do PS marcará presença, no próximo domingo, 7 de dezembro, na sessão evocativa “Mário Soares – as palavras e as imagens”, reafirmando o compromisso dos socialistas com a preservação e a projeção do legado do fundador do partido e grande impulsionador da democracia portuguesa que Soares ajudou a conquistar e que continua a iluminar o futuro de Portugal.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O «Ação Socialista» é o jornal oficial do Partido Socialista, cuja direção responde perante a Comissão Nacional. Criado em 30 de novembro de 1978, ...

Ver mais

Notícia publicada por:

A iniciativa, promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, assinala o aniversário de nascimento do histórico líder do PS e decorrerá no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a partir das 17 horas, com entrada livre mediante inscrição.

A participação de José Luís Carneiro simboliza o profundo reconhecimento do PS pelo legado de Mário Soares, figura central da recuperação das liberdades, da consolidação democrática e da integração europeia, e cuja visão plural e humanista continua a inspirar a ação política dos socialistas portugueses.

Numa fase em que a defesa da democracia e dos direitos fundamentais volta a ter especial atualidade, o PS destaca a vigência do pensamento soarista na construção de um país mais justo e solidário.

A sessão evocativa terá início com o lançamento do catálogo da exposição “Mário Soares: Um Homem Inteiro”, que revisita a vida e o percurso de um estadista inteiro — intelectual, resistente antifascista, fundador do PS, primeiro-ministro e Presidente da República.

Participarão neste momento Luís Vasconcelos, Joana Vasconcelos, José Manuel dos Santos e Sérgio B. Gomes, trazendo testemunhos que cruzam a cultura, a política e a memória coletiva do Portugal democrático.

Será depois exibido um episódio do documentário “A Duas Voltas — Mário Soares e as presidenciais de 1986”, de Ivan Nunes e Paulo Pena, retratando a campanha histórica que mobilizou milhões de portugueses e marcou definitivamente a consolidação da democracia.

E a projeção será seguida de um debate com Daniel Oliveira, Francisco Mendes da Silva, Pedro Adão e Silva e Teresa Violante, sublinhando a atualidade das lições políticas de uma eleição decisiva para o regime democrático.

O encerramento do encontro contará com intervenções de Leonor Beleza e João Soares, num momento de homenagem emocional e de reafirmação dos valores que guiaram toda a vida do antigo chefe de Estado e primeiro Secretário-Geral do PS: a liberdade como fundamento da cidadania, a justiça social como objetivo de governação e a Europa como destino estratégico de Portugal.

ARTIGOS RELACIONADOS