home

“As actividades turísticas são em Portugal de primeira grandeza”

“As actividades turísticas são em Portugal de primeira grandeza”

Vieira da Silva, defendeu hoje a continuação da forte aposta no setor do turismo, o qual representa aproximadamente 12 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) português.

“As actividades turísticas são em Portugal de primeira grandeza, uma vez que o setor representa à volta de 11 a 12 por cento do PIB, tem contribuído favoravelmente em termos líquidos para a balança externa, possui um volume de emprego muito significativo e tem tido um forte investimento nos últimos anos”, disse Vieira da Silva no final da “I Conferência Internacional de Turismo” realizada em Lisboa.
Vieira da Silva referiu também que a economia portuguesa tem três pólos fundamentais, Lisboa, Porto e o Algarve, mas tem vindo a diversificar-se para outros regiões, o que lhe confere uma maior competitividade internacional.
“Num momento em que apostamos tanto na internacionalização do país não podemos descorar este setor”, salientou.
Questionado sobre o impacto da crise nos países da Bacia do Mediterrâneo referiu que a situação “é conjuntural” e que em termos globais “é negativa” para todos os países.
Mas, “se existem desvios de fluxos turísticos é natural que os empresários portugueses olhem para isso com atenção”, sublinhou.