home

Arquivo Sonoro Nacional já tem equipa constituída

Arquivo Sonoro Nacional já tem equipa constituída

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, anunciou ontem, em Mafra, que está já constituída a equipa que vai trabalhar no Arquivo Sonoro Nacional, projeto que vai ser levado à reunião do Conselho de Ministros da próxima semana
Arquivo Sonoro Nacional já tem equipa constituída

“Já temos neste momento a equipa e o coordenador escolhidos, bem como a metodologia acertada entre os ministérios da Cultura e da Ciência e Ensino Superior”, afirmou Graça Fonseca, salientando que deste modo é dado um passo decisivo para concretizar “um projeto adiado há muitos anos”.

A governante falava à margem da assinatura do acordo para a instalação em Mafra do Museu Nacional da Música, tendo frisado, na ocasião, que o património musical é uma área a que o Governo pretende dar “um grande impulso, este ano e nos próximos anos”.

A criação do Arquivo Sonoro Nacional, que traduz um dos compromissos inscritos no programa eleitoral do PS, tem em vista a compilação, armazenamento digital, preservação e disponibilização pública do património sonoro, com o objetivo de conservar a produção musical e registo fonográfico e radiofónico nacionais.

Museu Nacional da Música instalado em Mafra

No acordo de parceria ontem assinado, entre o município de Mafra e a Direção-Geral do Património, ficou estabelecido que o Museu Nacional da Música, hoje em Lisboa, ficará integralmente instalado no Palácio Nacional de Mafra.

Graça Fonseca explicou que o projeto vai ser desenvolvido durante este ano, e espera que em “2020 seja possível começar a obra para, até ao início de 2021”, abrir ao público.

O investimento é de três milhões de euros, sendo um milhão de euros financiados pela autarquia.

“O Museu Nacional da Música há 25 anos que está instalado numa estação do Metro, em Lisboa, e finalmente julgamos que encontrou o seu lugar em Mafra, pela fortíssima ligação à música”, disse Graça Fonseca, salientando também a importância de descentralizar a Cultura e as sinergias que podem ser criadas com a oferta cultural já existente.

O Museu, atualmente instalado na estação de Metropolitano do Alto dos Moinhos, em Lisboa, tem uma das mais ricas coleções da Europa de instrumentos musicais, dos séculos XVI ao XX, de tradição erudita e popular, vários espólios documentais e coleções fonográficas e iconográficas do maior relevo.