Arons de Carvalho / António Campos
Assinalando a data do seu aniversário, o Partido Socialista irá destacar diariamente rostos que estão por direito próprio na História do PS e da Democracia portuguesa, e marcas impressivas a que o PS está indissociavelmente ligado e que constituíram um avanço significativo para a sociedade portuguesa e para a vida dos cidadãos.
Na edição de hoje, evocamos as figuras de mais dois dos fundadores do Partido Socialista. Alberto Arons de Carvalho, jornalista e formado em Direito, foi o primeiro Secretário-geral da Juventude Socialista. Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, exerceu ainda o cargo de secretário de Estado da Comunicação Social nos XIII e XIV Governos Constitucionais. António Campos foi também deputado à Constituinte e à Assembleia da República, vindo mais tarde a ser eleito deputado ao Parlamento Europeu. Secretário de Estado do Fomento Agrário, e da Estruturação Agrária, no I e II Governos Constitucionais, foi ainda secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, Mário Soares, no IX Governo Constitucional.
Recordamos também mais duas marcas de governação socialista. Na área do direito à Educação, o alargamento, em 2009, da escolaridade obrigatória até ao 12º ano. E no campo do direito à habitação e da proteção social dos cidadãos, a lei que impede a penhora das casas de morada de família no âmbito de processos de execução fiscal, aprovada em 2016.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.