Área Metropolitana do Porto vai ter mais 86 autocarros elétricos
A Área Metropolitana do Porto vai contar com mais 86 autocarros elétricos que irão aumentar a frota da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto que serve a população dos 17 municípios que constituem a região.
As novas viaturas elétricas têm uma «elevada performance ambiental» e constituem um contributo muito importante «para a qualidade do ar nas cidades», destacou o ministro.
Matos Fernandes informou, ainda, que o concurso do POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), encerrado em outubro, recebeu 17 candidaturas com vista à aquisição de 118 autocarros movidos a gás e 81 elétricos, através de um investimento na ordem dos 64 milhões de euros.
«Estes dados mostram bem a revolução que está a acontecer no sentido da eletrificação da mobilidade», sublinhou o governante, acrescentando que vão ser investidos 300 milhões de euros na expansão de Metro do Porto.
Projeto U-bike
As declarações do ministro do Ambiente e da Transição Energética foram proferidas em mais uma sessão do projeto nacional U-bike, onde foram entregues as primeiras 250 bicicletas à Universidade do Porto e ao Instituto Politécnico do Porto, iniciativa que está a ajudar a criar «uma revolução e um novo padrão de mobilidade», como considerou João Pedro Matos Fernandes.
O projeto U-bike Portugal, ao qual já aderiram 15 instituições de todo o país, visa promover a mobilidade suave e prevê a realização de ações concretas com vista à adoção de hábitos e boas práticas de mobilidade mais sustentáveis por parte das comunidades académicas do ensino superior.