home

Aposta na energia é prioridade

Aposta na energia é prioridade

José Sócrates define como uma “absoluta prioridade” a aposta na energia renovável, sublinhando que ao reduzir a dependência do petróleo também se contribui para a redução do endividamento externo.

“A questão energética é neste momento decisiva por razões que têm a ver com a nossa dependência externa”, afirmou José Sócrates, durante uma intervenção na abertura de um colóquio sobre energias renováveis, que decorreu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
Sublinhando que a aposta nas energias renováveis é decisiva para reduzir a dependência de Portugal do petróleo, José Sócrates lembrou que mais de metade do défice comercial português e mais de metade do endividamento externo do país “tem a ver com a energia”.
“Este ano, só o facto de termos mais de 50 cento da nossa electricidade em bases renováveis contribuiu para reduzir em 700 milhões de euros o nosso endividamento externo e para melhorar o nosso défice comercial”, acrescentou.
Por isso, continuou, a aposta na energia é uma absoluta prioridade numa estratégia de desenvolvimento que conduza à redução da dependência do petróleo e à redução do endividamento externo do país.
“Devemos usar a nossa dependência como uma oportunidade”, sustentou, já depois de ter lembrado que a energia é um dos campos decisivos para o sucesso ou o insucesso da economia.