home

Aposta na Educação

Aposta na Educação

A ministra da Educação, Isabel Alçada, assegurou que “em breve” poderá ser atingida a meta da “escolarização universal no ensino secundário”, a manter-se o “acréscimo de inscrições” verificado no ano letivo de 2009-2010.

Isabel Alçada enunciou as “linhas essenciais da política educativa do Governo”, entre as quais o alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos, o ensino profissional e a formação de adultos, a educação pré-escolar e a requalificação do parque escolar.
“São já visíveis efeitos positivos decorrentes do anúncio do alargamento e da oferta de vias profissionais diversificadas. No presente ano letivo (2009-2010) verificou-se um acréscimo de inscrições nestes cursos na ordem dos 23 mil alunos. Se o ritmo de procura se mantiver idêntico ao deste ano, o nosso país poderá atingir em breve a meta da escolarização universal no ensino secundário”, disse.
Isabel Alçada apontou ainda o acréscimo “na ordem dos 29 por cento” do investimento na área das Novas Oportunidades na proposta de Orçamento para este ano, que contempla metas como o “acesso generalizado à internet” ou a “disponibilização de computadores aos alunos abrangendo as 100 mil crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade”.
A reabilitação do parque escolar – “até 2015 a meta traçada é a reabilitação de 332 escolas (…) estão já concluídas 19 e em obra ou em projeto 133 escolas”, apontou – é outra das metas, a par das “alterações ao estatuto da carreira docente” e do “lançamento de um novo modelo de avaliação de desempenho”.