home

Apoios ao setor cultural traduzem compromisso do Governo

Apoios ao setor cultural traduzem compromisso do Governo

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, reiterou ontem, em Viana do Castelo, a disponibilidade do Governo para um “diálogo sério” com todos os agentes culturais, garantindo que as reivindicações apresentadas pelo setor, face às dificuldades sentidas pelo impacto da pandemia, têm já resposta nas medidas de apoio que têm sido implementadas pela tutela.
Apoios ao setor cultural traduzem compromisso do Governo

“Todas as reivindicações da plataforma [Convergência pela Cultura] têm uma resposta, com medidas que ou estão em curso ou que já foram implementadas”, referiu a governante, adiantando que irá agendar em breve uma reunião com os representantes da mesma.

A ministra lembrou que as linhas de apoio a entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19 estão abertas até sexta-feira, assim como a linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura, destinada a artistas, autores, técnicos e outros profissionais.

Graça Fonseca deixou ainda um apelo aos portugueses para que vão ao teatro e ao cinema e visitem museus, monumentos e outros espaços culturais, sublinhando ser necessária uma “parceria nacional” para que o setor cultural retome, tão breve quanto possível, a desejada sustentabilidade.

Nesta visita a Viana do Castelo, onde inaugurou as obras de restauro da fachada da Igreja de S. Domingos, um investimento de 150 mil euros, a governante referiu que a reabilitação do património será uma “área central” em termos de investimento nos próximos 10 anos.