Apoios ao setor cultural traduzem compromisso do Governo
“Todas as reivindicações da plataforma [Convergência pela Cultura] têm uma resposta, com medidas que ou estão em curso ou que já foram implementadas”, referiu a governante, adiantando que irá agendar em breve uma reunião com os representantes da mesma.
A ministra lembrou que as linhas de apoio a entidades artísticas e de adaptação dos espaços às medidas de prevenção de contágio da Covid-19 estão abertas até sexta-feira, assim como a linha de apoio social, adicional aos apoios concedidos pela Segurança Social a trabalhadores independentes da área da Cultura, destinada a artistas, autores, técnicos e outros profissionais.
Graça Fonseca deixou ainda um apelo aos portugueses para que vão ao teatro e ao cinema e visitem museus, monumentos e outros espaços culturais, sublinhando ser necessária uma “parceria nacional” para que o setor cultural retome, tão breve quanto possível, a desejada sustentabilidade.
Nesta visita a Viana do Castelo, onde inaugurou as obras de restauro da fachada da Igreja de S. Domingos, um investimento de 150 mil euros, a governante referiu que a reabilitação do património será uma “área central” em termos de investimento nos próximos 10 anos.