António Vitorino apoia projecto europeu
O socialista António Vitorino demonstrou o seu apoio ao projecto europeu, defendendo que Portugal tem melhores condições para vencer a adversidade se estiver na União Europeia e não for “apenas uma força birrenta quezilenta ou marginal”.
António Vitorino falava ontem em Lisboa, durante a conferência “O Futuro da União Europeia”, que encerrou o curso de formação da Fundação Respublica a que preside, intitulado “O Projecto europeu”.
“Há duas coisas que eu tenho a certeza. A primeira: nós somos capazes de vencer as condições adversas com que nos confrontamos. Segunda convicção que tenho: temos melhores condições para vencer a adversidade se estivermos na União Europeia do que se estivermos fora dela ou se formos apenas uma força birrenta quezilenta ou marginal”, reforçou Vitorino.
O socialista considerou ainda “fundamental” a entrada em vigor do Tratado de Lisboa para que a União Europeia ganhe credibilidade à luz dos seus próprios cidadãos mas também credibilidade internacional: “É tempo de mostrar que o Tratado de Lisboa constitui uma plataforma que nos permite encarar os desafios do futuro em melhores condições do que no passado”.
Para Vitorino, “a União Europeia é uma negociação permanente” mas o projecto europeu não significa que tenham desaparecido os interesses nacionais. “Significa que os interesses nacionais convivem de forma harmoniosa no conjunto europeu e que os potenciais conflitos de interesse são dirimidos ou evitados através de um processo negocial regulado pelo Direito”, concluiu.