home

António José Seguro visita empresa de produção e comercialização de produtos hortícolas, …

António José Seguro visita empresa de produção e comercialização de produtos hortícolas, …

No âmbito do programa “As pessoas estão primeiro” o Secretário-geral do Partido Socialista visitou hoje a empresa “Os Linos” que tem como atividade a produção e comercialização de produtos hortícolas, vendidos diretamente aos comerciantes. 

Esta empresa emprega atualmente 300 pessoas e realiza diariamente um leilão de produtos hortícolas. Para além de ter assistido ao leilão de produtos hortícolas, de ter conhecido a atividade desta empresa e de ter tido oportunidade de debater sobre o sector, o Secretário-geral do PS assinalou o Dia Mundial da Árvore com a plantação de um pinheiro, junto ao Centro Interpretativo da área de paisagem protegida das Serras do Socorro e Archeira.

As principais preocupações do PS neste sector são:

1. No âmbito do novo Quadro Comunitário, que sejam contemplados os mecanismo de apoio à reorganização do sector produtivo, contemplando o redimensionamento da exploração agrícola de forma a que esta seja competitiva em termos Europeus, sendo exemplo a proposta dos Primores do Oeste para a criação do parque hortícola com 160ha, no âmbito da organização de produtores com a consequente criação de 30 novas empresas e criação de 500 postos de trabalho.

2. Financiamento à agricultura – Criação de meios de financiamento a médio e longo prazo, aos investimentos na área horto frutícola. O sector não pode continuar num esforço de investimento, aplicando taxas de reembolso dos créditos a curto prazo.

3. Mecanismos específicos de reembolso do IVA, nos investimentos da área horto frutícola, pois o sector não comporta imobilização de capitais por períodos dilatados de tempo, até ao seu reembolso, que é sempre uma operação burocrática e demorada. Implica que o sector se defenda, privilegiando a indústria estrangeira, pois neste caso não há pagamento de IVA inicial.

4. Pressão sobre as grandes superfícies, no sentido da defesa do produto nacional. Há estruturas que neste momento, praticamente não se abastecem de produto horto frutícola Nacional.

5. Fomento do diálogo dos responsáveis pela administração pública com as organizações de produtores e seus representantes.

Programa “As Pessoas estão Primeiro”

Nos vários concelhos, o Secretário-geral do PS está a ouvir as preocupações dos jovens, dos idosos, dos empresários, das instituições de solidariedade social, dos autarcas. O itinerário foi criteriosamente escolhido em função dos graves problemas que afetam cada um desses concelhos. As questões relacionadas com a exclusão social, a saúde, a educação e a indústria, as dificuldades dos comerciantes e dos empresários, a agricultura, o ambiente e a cultura, constituem algumas das principais matérias em relação às quais o PS pretende dar ainda maior atenção e, ao mesmo tempo, realçar as deficiências da política governativa em relação a cada um destes setores.

“As Pessoas estão Primeiro” pretende cumprir 3 objetivos específicos: fazer o levantamento dos graves problemas que afetam a vida dos cidadãos; deixar uma mensagem de confiança e esperança no projeto político do Partido Socialista e destacar a necessidade de um estudo antecipado de alguns dos temas da atualidade considerados prioritários na ação de um futuro governo socialista.