home

António José Seguro na Alemanha para comemorar 150 anos do SPD

António José Seguro na Alemanha para comemorar 150 anos do SPD

António José Seguro inicia hoje uma visita de dois dias à Alemanha para participar nas comemorações dos 150 anos dos sociais-democratas germânicos e apoiar a candidatura a chanceler de Peer Steinbrück.

A deslocação do secretário-geral do PS a Leipzig, que surge na sequência de um convite dos sociais-democratas alemães (SPD), enquadra-se no relacionamento histórico entre os dois partidos e representará o primeiro ato oficial de apoio ao SPD e a Peer Steinbrück na sua candidatura a chanceler alemão, nas eleições gerais de setembro.

O PS considera que o resultado das eleições alemãs poderá ser decisivo para derrotar as políticas de austeridade do Partido Popular Europeu, de que fazem parte a CDU/CSU da chanceler Angela Merkel, bem como os partidos da coligação governamental portuguesa.
Hoje, António José Seguro fará uma intervenção na conferência da Aliança Progressista, uma nova estrutura à qual o PS vai aderir.

A Aliança Progressista pretende funcionar como complemento à Internacional Socialista, promovendo pontes com os socialistas de outros países do mundo que não a Europa.

O líder socialista participa, ainda, numa reunião de líderes europeus, a primeira deste ano, e que será dominada pelos mais recentes desenvolvimentos na União Europeia e pela campanha para as eleições europeias de 2014.

Amanhã, António José Seguro participa na cerimónia do 150.º Aniversário do SPD.

O secretário-geral do PS terá, ainda, contactos bilaterais com representantes de outros partidos socialistas europeus, em que reafirmará a necessidade de renegociar as condições de ajustamento de Portugal com metas e prazos credíveis, alargando os prazos de pagamento de parte da dívida pública, diferindo o pagamento de juros dos empréstimos obtidos.

Durante a visita, em que estará acompanhado pelo secretário nacional para as Relações Internacionais e Cooperação, João Ribeiro, António José Seguro defenderá o reembolso dos lucros obtidos pelo Banco Central Europeu pelas operações de compra da dívida soberana.