home

António José Seguro anuncia propostas para reforçar "justiça na repartição dos …

António José Seguro anuncia propostas para reforçar "justiça na repartição dos …

O secretário-geral do PS adiantou hoje que o PS vai voltar a apresentar propostas para “introduzir justiça na repartição dos sacrifícios”, entre as quais o englobamento dos rendimentos de capital na sobretaxa extraordinária de IRS para 2011.

Em conferência de imprensa, António José Seguro adiantou também que os socialistas vão apresentar uma “nova proposta” para que seja criada uma “taxa adicional de IRC de 3,5 por cento” para as empresas com lucros superiores a dois milhões de euros.

“O PS vai voltar a apresentar as suas propostas para que a sobretaxa extraordinária de IRS para 2011 recaia também sobre os rendimentos do capital, isto é, sobre os juros, os dividendos e as mais valias. Vai também reapresentar as suas propostas para que fiquem isentos do pagamento deste imposto extraordinário as pessoas que ganham abaixo de uma vez e meia do salário mínimo nacional”, indicou.

Lembrando que algumas das propostas já foram apresentadas pelos socialistas, o líder socialista considerou ser chegado o momento de o Governo “voltar atrás”.

“Os sacrifícios não podem recair sempre sobre os mesmos, ou seja, os que menos têm, a classe média e os reformados (…) Em momentos de grandes dificuldades, como é o caso presente, todos devemos contribuir na medida das nossas posses e das nossas possibilidades. Nenhum português pode ficar de fora, em particular aqueles que mais têm e que mais ganham. O Governo faz o contrário”, disse.

Seguro indicou que as propostas socialistas serão apresentadas “durante esta semana”.

Seguro apontou ainda que o PS está a “aprofundar o estudo” sobre outras propostas “de caráter estrutural” para reforçar a equidade fiscal, nomeadamente “sujeitar o englobamento obrigatório de todos os rendimentos provenientes dos capitais e das mais valias mobiliárias” que no seu conjunto não ultrapassem um determinado limite.

António José Seguro afirmou ainda que o PS está “a estudar” a possibilidade sugerida pelo Presidente da República, Cavaco Silva, de recuperação do imposto sucessório.

Na conferência de imprensa, o líder socialista manifestou-se ainda “ansioso” que o Governo “finalmente cumpra a sua palavra no que diz respeito à redução da despesa do Estado”, apresentando “já para este ano” medidas nesse sentido.

 

Ler notícia relacionada…
Declaração do Secretário-Geral do PS, António José Seguro