António Guterres regressa a um congresso do PS 16 anos depois
“Não podem imaginar as saudades que tinha de aqui estar”, disse o antigo líder socialista, que não comparecia a um Congresso do PS desde 2000, ao dirigir-se aos congressistas.
“Durante largo número de anos as funções que desempenhei nas Nações Unidas não me permitiam estar convosco e corro o risco, se as coisas correrem bem, de o mesmo vir a suceder no futuro”, disse, numa referência bem humorada à sua presente candidatura ao cargo de Secretário-geral da ONU.
Nas breves palavras dirigidas ao Congresso, António Guterres manifestou a sua “solidariedade neste momento fundamental para a vida do nosso partido e do nosso país” e desejou “a António Costa, ao PS e a Portugal os maiores êxitos nos anos que se aproximam”, voltando a ser fortemente aplaudido.
A entrada de António Guterres no palco foi anunciada pelo presidente do partido, Carlos César, que disse fazê-lo “com grande alegria e grande emoção”. “Há sempre pessoas das quais temos saudades de partilhar momentos como aquele que vivemos neste Congresso Nacional”, afirmou o presidente socialista.