home

António Guterres homenageado com nome e perfil gravados em placa de xisto

António Guterres homenageado com nome e perfil gravados em placa de xisto

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, foi hoje homenageado pela Fundação Côa Parque, pela sua ação enquanto antigo primeiro-ministro de Portugal na salvaguarda das gravuras rupestres do Vale do Côa, elevadas a património da humanidade.
António Guterres homenageado com nome e perfil gravados em placa de xisto

O nome de António Guterres está gravado numa placa de xisto, no Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa por, há 25 anos, ter tomado a decisão de parar a barragem do Côa, o que permitiu criar o Parque Arqueológico do Vale do Côa, elevar as gravuras a Património Mundial e construir o Museu.

“É um momento extremamente agradável, sinto-me humilde porque acho que o que se fez é exatamente o que devia ser feito. Acho que não mereço ser homenageado por isso, mas, ao mesmo tempo (estou) satisfeito com esta realidade magnífica que é o Vale do Côa”, partilhou Guterres com os jornalistas, após o descerramento da placa de xisto com o seu nome e perfil, na entrada do auditório do museu que passou a ter o seu nome.

A homenagem foi integrada na sessão comemorativa dos 10 anos do Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda, em associação aos 25 anos da criação do Ministério da Ciência e Tecnologia (1995-2020).

Na sessão, o presidente da Fundação Côa Parque, Bruno Navarro, destacou que com a decisão histórica e “corajosa” então tomada, António Guterres “deu uma lição ao mundo que ainda hoje é saudada e serve de inspiração nas mais diversas latitudes”.

“A homenagem singela que hoje fazemos ao Engenheiro António Guterres, inscrevendo o seu nome e perfil em rocha de xisto, tal como fizeram os nossos antepassados desde há 25 mil anos, esperando que ela aqui perdure, pelo menos, pelos próximos 25 mil, além de servir de reconhecimento público que é da mais elementar justiça”, afirmou.

Bruno Navarro acrescentou que a mesma “corresponde inteiramente ao sentimento generalizado de agradecimento das populações que habitam no Vale do Côa e Douro Superior”.

A esta homenagem associaram-se vários ministros e outros membros do Governo, representantes da Assembleia da República, instituições de ensino superior, investigadores, autarcas e outras figuras associadas aos projetos da Arte do Côa.