ANTÓNIO GUTERRES E REVERSÃO DA PRIVATIZAÇÃO DOS TRANSPORTES PÚBLICOS URBANOS
Na edição de hoje, destacamos a figura de António Guterres que, em 1 de janeiro de 2017, assumiu funções como nono Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.
Entre 2005 e 2015, António Guterres liderou uma das principais organizações humanitárias do mundo, o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Antes de se juntar à Organização das Nações Unidas em 2005, António Guterres foi deputado no parlamento português durante 17 anos, foi líder do grupo parlamentar, Secretário-geral do PS entre 1992 e 2002, e esteve envolvido na resolução da crise de Timor Leste enquanto primeiro-ministro de Portugal (1995-2002) e presidiu ao Conselho Europeu (2000).
De entre os momentos mais marcantes na história recente social e política do país a que o Partido Socialista fica indelevelmente associado regista-se a reversão da privatização dos transportes públicos urbanos de Lisboa e Porto, medida tomada logo nos primeiros dias do atual Governo liderado pelo primeiro-ministro, António Costa.
Esta foi uma das medidas que integraram os compromissos estabelecidos com os partidos à esquerda do PS no acordo para a legislatura, onde o Partido Socialista se comprometeu igualmente a não dar início a novas concessões e privatizações de empresas públicas.
45 anos de vida do Partido Socialista, ao serviço de Portugal.