home

António Guterres distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra 2022

António Guterres distinguido com o Prémio Universidade de Coimbra 2022

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, é o vencedor da edição deste ano do Prémio Universidade de Coimbra, que distingue anualmente uma personalidade portuguesa de inequívoco valor nas áreas da cultura, economia e gestão ou ciência e inovação.

Publicado por:

Acção socialista

Ação Socialista

Órgão Nacional de Imprensa

O “Ação Socialista” é o jornal oficial do Partido Socialista, cujo(a) diretor(a) responde perante a Comissão Nacional. Foi criado em 30 de novembro...

Ver mais
António Guterres

O anúncio foi feito esta quinta-feira, numa conferência de imprensa que decorreu na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, estando agendada a entrega do galardão a António Guterres, que é também Doutor Honoris Causa pela mesma academia, para o dia 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 732º aniversário da instituição.

Instituído em 2004, o Prémio Universidade de Coimbra conta com o patrocínio do Santander Universidades e com o apoio do Global Media Group, atribuindo uma dotação de 25 mil euros, que inclui uma bolsa de investigação para apoiar o desenvolvimento de trabalho numa área a definir pelo premiado.

Na sua última edição, em 2021, o Prémio distinguiu o cardeal, ensaísta, poeta e teólogo José Tolentino de Mendonça, o último de uma extensa lista de galardoados, das mais diversas áreas, iniciada em 2005 com a distinção, ex aequo, ao historiador e jurista António Manuel Hespanha, e a Luís Miguel Cintra, fundador do Teatro da Cornucópia, ator e encenador.

Nascido em Lisboa, em 30 de abril de 1949, António Guterres, antigo Secretário-geral do Partido Socialista e deputado na Assembleia da República, foi primeiro-ministro de Portugal (1995-2002) e Alto-Comissário das Nações Unidas para os Refugiados (2005-2015), exercendo desde o dia 1 de janeiro de 2017 as funções de líder das Nações Unidas.

ARTIGOS RELACIONADOS

Elza Pais

MS-ID: Um ano de mandato

No primeiro ano deste novo mandado das MS-ID – Avançar em Igualdade, foram dados passos significa...