António Costa visita Argentina e Chile
Durante os quatro dias de presença em Buenos Aires e Santiago, António Costa estará acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
O primeiro ponto do programa de António Costa na capital argentina será uma intervenção no encerramento de um encontro empresarial promovido pela AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) e pelo Ministério das Relações Exteriores da Argentina.
Visitará depois a Universidad Argentina de la Empresa (UADE), onde fará uma nova intervenção, sobre “O Futuro da Europa”, encontrando-se, ao final do dia, com a comunidade portuguesa residente no país, no Clube Português de Buenos Aires.
Na terça-feira, o chefe do Governo português visita o Congresso dos Deputados e manterá um encontro com o Presidente da República argentina, Maurício Macri, na Casa Rosada, após o qual haverá assinatura de acordos bilaterais e declarações à imprensa.
António Costa terá ainda um momento solene quando se deslocar à Praça de San Martin, onde deporá uma coroa de flores e fará um minuto de silêncio em memória dos mortos em combate nas lutas pela independência da Argentina.
Na quarta-feira, já no Chile, António Costa manterá um encontro com a Presidente Michelle Bachelet, em La Moneda, seguindo-se uma reunião alargada entre os governos dos dois países, declarações à imprensa e um almoço oficial.
Antes da reunião, o primeiro-ministro português desloca-se ao Monumento Bernardo O´Higgins, local onde haverá honras militares e a deposição de uma coroa de flores.
Na parte da tarde, António Costa discursa na sessão de abertura de um seminário empresarial promovido pela AICEP e pela InvestChile, terminando o seu primeiro dia em Santiago com uma visita ao Museu da Memória.
Antes de regressar a Lisboa, na quinta-feira, o chefe do Executivo ainda terá oportunidade de visitar o centro histórico de Santiago do Chile e o Centro Artesanal Los Dominicos.