António Costa sugere São Paulo para comemorar Dia de Portugal em 2018
No segundo dia da sua visita oficial ao Brasil, António Costa foi recebido por dezenas de representantes da comunidade lusa na Casa de Portugal em São Paulo, onde sublinhou a convergência com o Presidente da República no objetivo de reforçar a aproximação às comunidades portuguesas.
“O Presidente da República fez questão de promover uma nova aproximação à diáspora portuguesa – e esse é também um objetivo que tenho”, afirmou o primeiro-ministro, referindo-se à iniciativa do chefe de Estado de realizar as comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas, de dois em anos, fora de Portugal.
Depois de já este ano Paris ter acolhido as comemorações, homenageando a comunidade portuguesa em França, António Costa deixou agora a sugestão da escolha de São Paulo para a próxima comunhão com a diáspora.
“As comemorações de 2018 voltarão a ser certamente fora de Portugal e, talvez, fora da Europa. Tenho receio que, por pudor, por ter família em São Paulo, não escolha esta cidade”, disse, numa referência bem-humorada às ligações afetivas e familiares do Presidente da República, recebendo aplausos dos presentes.
Na sua intervenção, em que enalteceu os esforços das autoridades locais em benefício da comunidade portuguesa de São Paulo, António Costa salientou ainda que a expressão de Portugal extravasa cada vez mais os limites das suas fronteiras, aludindo aos cerca de 800 novos pedidos de aquisição da nacionalidade portuguesa que todos os meses dão entrada no Consulado em São Paulo. “Cada vez somos mais no mundo”, sublinhou.
Antes da intervenção do primeiro-ministro português, o presidente da Casa de Portugal em São Paulo, o comendador António dos Ramos, destacou o papel da instituição nos serviços prestados à comunidade portuguesa, tecendo, na ocasião, um resgado elogio às qualidades de António Costa, como negociador e também como anterior presidente da Câmara Municipal de Lisboa.