home

António Costa saúda escolha da Serra da Estrela para Geopark Mundial da UNESCO

António Costa saúda escolha da Serra da Estrela para Geopark Mundial da UNESCO

Portugal vai passar a ter cinco geoparques mundiais, na sequência da aprovação da candidatura da Serra da Estrela, pela UNESCO, juntando-se assim aos de Terras de Cavaleiros, Açores, Arouca e Naturtejo.
António Costa saúda escolha da Serra da Estrela para Geopark Mundial da UNESCO

A escolha foi saudada pelo líder do Governo, António Costa, sublinhando que o “património natural é um ativo estratégico” de Portugal.

“Portugal é um país rico em biodiversidade e hoje foi, mais uma vez, distinguido como um país detentor de um património geológico único no mundo. A Serra da Estrela acaba de ser considerada Geopark Mundial pela UNESCO. O património natural é um ativo estratégico do nosso país”, referiu o chefe do Executivo socialista.

A candidatura da Serra da Estrela foi aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) na 4ª Sessão do Conselho de Geoparks Mundiais, realizada na Indonésia, ficando agora apenas a aguardar o parecer do Conselho Executivo da agência das Nações Unidas

A Associação Geopark Estrela é composta por nove municípios dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Coimbra (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia) e também pelo IPG e pela Universidade da Beira Interior.

Os quatro geoparques mundiais já existentes no território nacional – Naturtejo, Arouca, Açores e Terras de Cavaleiros -, a que se vem juntar agora a Serra da Estrela, foram reconhecidos com a designação da UNESCO em 2015.