António Costa recordou a “Mãe do Partido Socialista”
A memória de Maria de Jesus Barroso, fundadora do PS, foi ontem evocada com saudade e ternura, num jantar de homenagem que encheu o espaço da cantina da Universidade de Lisboa. O Secretário-geral do PS, António Costa, associou-se à homenagem e recordou afetuosamente a “Mãe do Partido Socialista”.
António Costa recordou o papel singular de Maria Barroso na história do Partido Socialista, lembrando ter sido a única mulher presente na reunião fundadora, em 19 de abril de 1973. Nas palavras do Secretário-geral, Maria de Jesus Barroso foi verdadeiramente a “Mãe do Partido Socialista”, não pela circunstância de ter sido a mulher e companheira de Mário Soares, mas, como apontou, “por direito próprio”.
Em nome da família da fundadora socialista, Isabel Soares fez uma evocação emotiva da vida pública e familiar de Maria de Jesus Barroso, tendo a homenagem contado ainda com intervenções de Marcos Perestrello, líder da estrutura federativa de Lisboa, e André Caldas, coordenador da secção do PS/Alvalade, que promoveu a iniciativa.