home

António Costa recebe partidos em preparação da cimeira da Coesão

António Costa recebe partidos em preparação da cimeira da Coesão

O primeiro-ministro, António Costa, recebe hoje e sexta-feira, em São Bento, os partidos portugueses com representação no Parlamento Europeu, em preparação da cimeira dos países ‘Amigos da Coesão’, que se vai realizar no sábado, em Beja, e que vai debater o orçamento comunitário 2021-2027.
António Costa recebe partidos em preparação da cimeira da Coesão

A cimeira em Portugal tem lugar num momento em que se intensificam as conversações no sentido de ultrapassar o impasse em torno do orçamento da União Europeia para 2021-2027, sendo objetivo comum, para o qual a iniciativa do Governo português pretende contribuir, alcançar um acordo até ao final do primeiro semestre, de modo a garantir que não haja um hiato na transição entre quadros comunitários atual.

Na preparação do encontro, António Costa receberá hoje as delegações de PSD, PCP, BE e CDS, reunindo amanhã com a delegação do PAN.

A par da aceleração do calendário negocial em torno da aprovação do próximo quadro plurianual, António Costa tem insistido, de forma intransigente, na necessidade de garantir que as contribuições dos Estados-membros mantenham o nível atual, de modo a não comprometer os valores destinados às políticas de coesão. Matéria sobre a qual Portugal tem assumido uma posição de liderança, avançando com uma proposta de compromisso, para aproximar posições entre o executivo comunitário e o Parlamento Europeu, assim como para diminuir a resistência dos países que não desejam elevar a sua contribuição atual. 

Assegurar uma transição suave entre quadros comunitários, “para não criar prejuízo à dinâmica de crescimento económico e de criação de emprego na Europa e, designadamente, em Portugal”, a par da garantia dos recursos adequados à ambição do novo ciclo de políticas europeias, são, para o primeiro-ministro português, elementos-chave para a conclusão de uma boa negociação.

Na cimeira de sábado, em Beja, estão já confirmadas as presenças de 13 chefes de Governo e de Estado, assim como dos comissários europeus do Orçamento, Johannes Hahn, e da Coesão e Reforma, Elisa Ferreira.

Além do anfitrião António Costa, estarão também presentes o Presidente de Chipre e mais 11 primeiros-ministros, entre os quais o da Croácia, Andrej Plenkovi, país que detém agora a presidência da União Europeia. Em Beja vão estar ainda os primeiros-ministros da República Checa, Eslováquia, Espanha, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Malta, Polónia e Roménia.

Esta será a terceira cimeira dos países ‘Amigos da Coesão’, depois dos encontros de Bratislava e de Praga, realizando-se a pouco mais de duas semanas da cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, prevista para dia 20 de fevereiro e que foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.