Até às eleições autárquicas de 26 de setembro, o secretário-geral irá estar em mais de quarenta locais, de norte a sul do país, marcando presença em todos os distritos e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, apesar da sua disponibilidade estar condicionada pelo exercício de funções de Primeiro-Ministro, pelo que as ações de campanha estarão concentradas aos fins-de-semana e à noite durante a semana.
O Partido Socialista arrancou no passado fim-de-semana a pré-campanha para as eleições autárquicas com a realização de 9 comícios no interior norte do país com o desafio demográfico, a coesão territorial e a cooperação transfronteiriça estarão na agenda.
O objetivo do Partido Socialista para as próximas eleições autárquicas é consolidar os resultados das últimas eleições (2013 e 2017), mantendo a presidência da Associação Nacional de Municípios Portugueses e da Associação Nacional de Freguesias. O Partido Socialista apresenta-se nos 308 concelhos do País a eleições.
Além das 308 candidaturas a Câmaras Municipais (278 no Continente, 11 na Madeira e 19 nos Açores), o PS irá, ainda, concorrer a 2.759 Freguesias. Das 308 candidaturas a Câmaras Municipais, o PS integra 6 coligações, apoia 9 candidaturas independentes e apresenta 51 cabeças de lista independentes.
A presença de mulheres nas listas socialistas registou um crescimento face às eleições anteriores, designadamente, ao apresentar 44 cabeças de lista do sexo feminino às eleições de 26 de setembro.
O PS reafirma, nestas eleições a sua condição de maior partido político com maior expressão a nível autárquico, o que demonstra a forte implantação do partido em todo o território e, também, a confiança e apoio das populações nos candidatos e autarcas socialistas.