António Costa promete que atualização salarial para a Administração Pública em 2020 não será excepção
“Na anterior legislatura repusemos todos os rendimentos que tinham sido cortados. Agora, trata-se de prosseguir com normalidade a melhoria das condições dos rendimentos que são suportados pelo Estado”, disse o secretário-geral do PS e primeiro-ministro.
“Temos de retomar a normalidade: todos os anos deve haver atualização salarial na função pública tal como deve haver no privado”, afirmou António Costa. O socialista assumiu ainda o compromisso de haver “aumentos” também em 2021. “Desenhar esta trajetória bianual é garantir que 2019 não será a exceção”.
Dar resposta aos quatro desafios estratégicos do programa eleitoral – alterações climáticas, demografia, transição para a sociedade digital e combate às desigualdades – é um dos objetivos que o primeiro-ministro apontou para o Orçamento do Estado que será discutido e votado na próxima semana, na Assembleia da República. A propósito desse momento, António Costa lembrou as palavras de Jorge Sampaio”: há mais vida além do orçamento e um orçamento é mais do que um fim em si próprio”.
A propósito do IVA na eletricidade, o secretário-geral sublinhou que “ao contrário dos outros partidos que propuseram uma redução generalizada do IVA aos eleitores, nós entendemos que a redução só deve existir em função dos escalões de consumo porque deve ser um incentivo para um bom desempenho energético e um consumo responsável”.
A reunião da Comissão Nacional aprovou as datas do Congresso do PS para 30 e 31 de maio.