home

António Costa presente na maior representação de sempre no Festival de Berlim

António Costa presente na maior representação de sempre no Festival de Berlim

O primeiro-ministro, António Costa, esteve ontem presente em Berlim, onde acompanhou a maior representação portuguesa de sempre no prestigiado Festival de Cinema da capital alemã, com a mostra de oito filmes, três dos quais em competição.
António Costa presente na maior representação de sempre no Festival de Berlim

Acompanhado pelo ministro da Cultura, João Soares, o chefe do Governo português assistiu à estreia mundial da longa-metragem do cineasta Ivo Ferreira, intitulada «Cartas de Guerra», adaptação de uma obra do escritor António Lobo Antunes, no que António Costa considerou “um grande momento para Portugal”.

António Costa sublinhou que a sua presença no Festival de Berlim, no ano em que Portugal regista uma representação inédita, tem um forte significado de apoio à criação e produção cultural do país.

“É importante ajudar a valorizar a nossa criação e produção. Onde está Portugal, é dever do Estado estar e apoiar”, afirmou o primeiro-ministro.

João Soares, que também marcou presença na estreia da longa-metragem portuguesa que compete pelo prémio «Urso de Ouro», salientou que o novo Governo tem “uma sensibilidade diferente em relação às questões da cultura e, nomeadamente, em relação à área do cinema”, acrescentando que “a generalidade dos produtores, atores e realizadores o reconhecem”.

Além de «Cartas da Guerra», a competição no Festival integra ainda as curtas-metragens nacionais «Balada de um Batráquio», de Leonor Teles, e «Freud und Friends», de Gabriel Abrantes.

Recorde-se que em matéria de política cultural, o Orçamento do Estado para este ano inclui um novo incentivo fiscal para a produção de filmes em Portugal, que tomará a forma de crédito fiscal e cujo modelo deverá estar desenvolvido até maio.

Um incentivo que, explicou o titular da pasta da Cultura, era “desde há muito aguardado, após muitos pedidos, quer de profissionais nacionais, quer da comunidade cinematográfica internacional, permitindo, desta forma, a melhoria da posição portuguesa no mercado mundial de locais de rodagem”.

Também na última reunião do Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, foi aprovada a alteração do acordo entre os governos português e alemão sobre as relações no sector cinematográfico, tendo em vista facilitar e desenvolver as relações bilaterais e de cooperação na área do cinema.