António Costa participa na Cimeira Social de Gotemburgo
Dedicada ao tema da “Equidade no Emprego e no Crescimento”, a cimeira é organizada em conjunto pela Comissão Europeia e pelo governo sueco, sendo o primeiro encontro europeu de alto nível sobre questões sociais desde a cimeira sobre o emprego realizada em 1997, no Luxemburgo.
Pilar dos Direitos Sociais na construção europeia
Na antevisão do encontro de Gotemburgo, a eurodeputada socialista e vice-presidente do Grupo Socialistas e Democratas (S&D), Maria João Rodrigues, sublinhou que o Pilar dos Direitos Sociais, que será também um dos temas centrais do Congresso do PES que decorrerá em Lisboa no início de dezembro, congrega vinte princípios fundamentais que colocam as preocupações sociais no topo da agenda política europeia.
“Queremos direitos sociais para todos os cidadãos da Europa”, afirmou a deputada socialista, acrescentando que “isto significa condições de trabalho dignas para todos os trabalhadores, independentemente do tipo de contrato de trabalho que tenham”.
Referindo que a proclamação do Pilar Social “é só o início” e “um passo” na direção certa, Maria João Rodrigues sublinhou tratar-se de um passo “importante, porque envolve todos estados-membros”.
“Queremos fortalecer efetivamente o nosso modelo social, reduzir as desigualdades, garantir altos padrões sociais e uma negociação coletiva forte. Agora é crucial prosseguir com estes objetivos”, reforçou.
Equidade no emprego e crescimento
António Costa, que se fará acompanhar pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, intervirá num dos três painéis interativos que decorrerão à margem da sessão plenária, intitulado “Entre empregos: apoiar a transição” e que contará também com a participação do Presidente francês, Emmanuel Macron, entre outros chefes de Estado e de Governo da UE.
A Cimeira de Gotemburgo, onde será assinada a proclamação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, constitui uma oportunidade para os chefes de Estado e de Governo debaterem e trabalharem, em conjunto com os parceiros sociais e outros intervenientes, sobre as prioridades e iniciativas políticas para a promoção da equidade no emprego e no crescimento, colocando a temática dos direitos sociais no centro da agenda europeia.