António Costa nas Nações Unidas
A intervenção de António Costa, que dirigirá uma especial saudação ao secretário-geral da organização, António Guterres, está prevista para as 11h30 locais (16h30 em Lisboa) e destacará também, segundo fonte do Executivo, a presença histórica de Portugal no mundo como ponte entre civilizações e o empenhamento do país no combate ao terrorismo e em defesa de uma solução rápida e eficaz para a crise dos refugiados.
O líder do Governo, que é acompanhado nesta deslocação pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, tem igualmente agendada para amanhã uma intervenção de fundo sobre o tema dos oceanos, num evento paralelo promovido pela Noruega.
Numa deslocação oficial de três dias, António Costa chegou a Nova Iorque na segunda-feira, tendo participado numa reunião do Fórum Económico e Mundial.
Já esta terça-feira, depois de marcar presença no almoço oferecido por António Guterres aos chefes de Estado e de Governo, António Costa esteve na iniciativa denominada “Pacto Ambiental”, promovida pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, enfatizando a prioridade portuguesa à preservação e concretização do Acordo de Paris para o combate às alterações climáticas.
O primeiro-ministro português terá ainda ocasião de participar na tarde desta terça-feira numa reunião entre os chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) presentes em Nova Iorque.