home

António Costa na 4ª cimeira Luso-tunisina

O primeiro-ministro, António Costa, desloca-se hoje e terça-feira a Tunes, capital da Tunísia, liderando a delegação do Governo português que participa na quarta cimeira luso-tunisina, encontro que terá uma agenda marcadamente económica e cultural.

António Costa faz-se acompanhar pelos ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Economia, Manuel Caldeira Cabral, integrando ainda a delegação portuguesa os presidentes da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo Português, e do Instituto Camões.

O programa oficial da visita tem início esta segunda-feira, na Assembleia dos Representantes do Povo da Tunísia, onde António Costa terá um encontro com o presidente do parlamento, Mohamed Enaceur.

António Costa terá depois oportunidade de visitar o Liceu Sadiki, onde estará com estudantes e professores de português, numa iniciativa de apoio à promoção da língua portuguesa.

A 4ª Cimeira Luso-tunisina começa ao fim da tarde, com uma reunião entre o primeiro-ministro português e o seu homólogo tunisino, Youssef Chahed, na sede da Presidência do Governo, o Kasbah, seguindo-se uma reunião plenária entre os membros dos dois governos, onde serão assinados acordos bilaterais em vários domínios.

Na terça-feira, António Costa é recebido de manhã pelo Presidente da República da Tunísia, Béji Caïd Essebsi, participando depois num seminário empresarial dedicado às relações entre os dois países, na UTICA – União Tunisina da Indústria, Comércio e Artesanato. 

O Governo português encara esta 4ª Cimeira Luso-tunisina como uma oportunidade para reforçar os laços de cooperação entre os dois países, direcionada para o aumento das exportações e para a expansão de investimentos em sectores como o turismo, o ambiente e a água.

Portugal quer ainda estreitar os laços com a Tunísia como um parceiro estratégico no norte de África, expressando o seu apoio à transição democrática neste país, que considera como um parceiro estratégico nos campos político, económico e de segurança.