António Costa manifesta solidariedade ao povo britânico
“Deixo aqui um voto de pesar e a nossa solidariedade com o povo britânico, em particular com as vítimas e familiares do ataque em Manchester”, lê-se na mensagem do chefe do Governo português.
Pelo menos 22 pessoas morreram e 59 ficaram feridas em resultado de uma explosão na Arena de Manchester, no final de um concerto, no que as autoridades britânicas assumem tratar-se de um atentado terrorista.
Novas formas de ameaça exigem capacitação em áreas críticas de defesa
Já esta manhã, em Oeiras, intervindo numa cerimónia que assinalou o arranque da construção de uma nova academia de comunicações e informações da NATO, António Costa lembrou que a ameaça terrorista “continua a ser uma ameaça de primeiro grau nos países europeus”, sustentando que a “ciberdefesa” é uma área crítica de futuro em matéria de segurança.
“Hoje, às ameaças tradicionais juntaram-se novas formas de ameaça e a defesa exige um novo arsenal”, afirmou, lembrando o recente ciberataque à escala global de que muitos países do mundo foram vítimas.
O projeto da nova academia da NATO, vocacionada para os domínios das comunicações, sistemas de informação e ciberdefesa, estabelecendo parcerias com a universidade, a ciência e a indústria, “será uma oportunidade para reforçar a capacitação” portuguesa “numa área que é absolutamente crítica”, referiu ainda o primeiro-ministro.