António Costa indigitado primeiro-ministro
De acordo com nota publicada na página oficial da Presidência, é informado que “o Presidente da República tomou devida nota da resposta do Secretário-geral do Partido Socialista às dúvidas suscitadas pelos documentos subscritos com o Bloco de Esquerda, o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes” quanto à estabilidade e durabilidade de um governo minoritário do Partido Socialista, no horizonte temporal da legislatura.
Assim, o Presidente da República decidiu, ouvidos os partidos políticos com representação parlamentar, indicar o Dr. António Costa para Primeiro-Ministro”, conclui a nota.
“É hora de trabalharmos”
Após a indigitação de António Costa, o presidente do PS, Carlos César, reiterou que o líder socialista está em condições de apresentar de imediato o elenco governamental e o programa de Governo, afirmando esperar que o novo Executivo possa tomar posse ainda esta semana.
“Pelo que diz respeito ao primeiro-ministro indigitado, António Costa está em condições de apresentar ao senhor Presidente da República o elenco governativo completo e de apresentar à Assembleia da República o programa de Governo, que, aliás, foi já aprovado pela Comissão Nacional do PS com as inclusões das alterações dos acordos firmados com o Bloco de Esquerda, PCP e “Os Verdes”, afirmou Carlos César.
“Iniciamos este processo com muito entusiasmo, com muita confiança nos portugueses e com muito orgulho em Portugal. É hora de trabalharmos”, sublinhou.